top of page

Cabo Coaxial: Características e Usos

Sua TV está com chiado? A imagem nem sempre é tão boa? Além de problemas com a antena, seu cabo também pode estar sendo responsável pela perda de sinal. Entenda agora um pouco mais sobre os tipos e usos dos cabos coaxiais.

Informação Geral de Usos

O cabo coaxial é o cabo mais utilizado na instalação de antenas hoje em dia. Ele pode ser aplicado para uso em sistemas de UHF Digital, de Antenas Parabólicas convencionais (Banda C), parabólicas digitais (Banda KU), TV a cabo e outras finalidades, como CFTV (Circuito Fechado de TV - Segurança).

Tipos

Os cabos coaxiais existem para diversas aplicações, sendo um tipo de acabamento mais adequado para cada uso. Os mais comuns são o RG 59 , RG 06 e RG 11.

Tipos de Cabo Coaxial

Na Ita Elétrica recomendamos o uso de cabos com maior qualidade, a partir do RG 06, especialmente em casos onde haverá uso maior que 10 metros de cabo ou em sistemas onde o sinal da antena será dividido em mais de 1 televisão.

Outros tipos de cabo coaxial também existem para aplicações em celular e rádio. No entanto, hoje ficaremos na análise para antenas.

Composição

O cabo coaxial é composto de camadas alternadas de condutores, isoladores, blindagem e capa, como se pode observar pela imagem abaixo, retirada diretamente do site da Cabletech, uma das principais produtoras nacionais.

Design de um cabo coaxial

Qualidade

Quanto maior a cobertura de malha, melhor o cabo. Para sistemas com maior distância e complexidade, recomendamos o uso de cabos com 90% de cobertura ou mais. Isso significa maior blindagem e menor interferência de fatores externos na sua imagem.

É importante notar na hora da compra se o cabo é homologado pela ANATEL. Isso significa que ele passou por um controle de qualidade rígido e está dentro das especificações técnicas.

Usos e Características de um cabo certificado

O básico sobre cabos coaxiais é isso.

Caso esteja precisando, a Ita Elétrica vende cabos coaxiais em rolos, por metros. Todos já podem vir montados, pronto para uso!

Venha nos visitar:

Ita Elétrica

Endereço: R. Eugênio Passos, 42 - Centro, Itatiba - SP, 13250-260, Brasil

Telefone: 11 45241628 // 45241198

WhatsApp: +5511947819611

Email:itaeletrica@gmail.com


bottom of page