top of page

O que é TV Digital? Saiba como ter o sinal digital em Itatiba/SP

Recentemente o sinal de TV aberta vem passando por importantes atualizações no Brasil. Essa é a mudança mais importante no sinal da TV aberta desde que as cores ganharam as telinhas do Brasil para mostrar a Seleção Canarinho tricampeã mundial de futebol em 1970.

Mas muita gente ainda não sabe o que é o "sinal digital". Até recentemente, o sinal analógico era usado para a transmissão dos canais abertos, como Globo, SBT, Cultura, Bandeirantes, Record e outros. No entanto, esse sinal apresentava uma série de defeitos, como ruídos no som e imagem. Com o advento das imagens em alta resolução (HDTV) o sinal analógico passou a não suportar mais essa qualidade, pois não conseguiria transmitir essa qualidade de imagem.

A partir dessa necessidade de maior qualidade no sinal de TV, a partir de 1994 diversos grupos empresariais e governo se associam para definir qual padrão será adotado no Brasil, a ser escolhido entre os modelos ATSC Americano, DVB Europeu e ISDB Japonês. Na mesma década, em 1996, DirecTV e SKY entram no mercado brasileiro oferecendo sinal digital, porém apenas para TV fechada/paga (veja aqui as diferenças entre os tipos de sinal).

Ao final do ciclo de pesquisas, o modelo adotado no Brasil e lançado pelo presidente Lula em 2007 foi o ISDB-TB, um híbrido derivado do modelo Japonês. Com isso, foi criado o SBTVD (Sistem a Brasileiro de TV Digital), que ficou responsável pela implantação do modelo no Brasil. Até julho de 2012 todas as capitais do Brasil já possuíam sinal digital disponível. No cronograma atual, todo sinal analógico será desligado até 2023.

Mas você não precisa se preocupar! O sinal digital da TV Aberta continuará sendo GRÁTIS e agora terá maior qualidade de imagem e som, adequado para todas as TVs, sejam ela de tubo ou das "fininhas". Para isso, basta instalar a antena adequada e um simples conversor para TV digital nas TVs mais antigas. Nas mais recentes, apenas a instalação da antena UHF e conexão correta já é suficiente!

Em Itatiba, o sinal digital foi disponibilizado a partir do final de 2017. Devido à grande quantidade de morros em Itatiba, a qualidade do sinal digital varia de acordo com seu bairro, exigindo a instalação da antena e conversor adequado para sua localidade. Venha para nossa loja e saiba o equipamento ideal para sua casa, escritório, comércio ou indústria.

Atualmente a cidade conta com um total de 9 canais com sinal digital funcionando:

Fonte: http://www.portalbsd.com.br/terrestres_channels.php?channels=431

Na Ita Elétrica você encontra tudo que precisa para realizar a instalação do sinal digital na sua casa. Temos antenas, cabos, conversores e controles remotos para que sua TV continue sempre atualizada e funcional com as novas tecnologias!

Ligue agora para (11) 4524 1198 ou (11) 45241628, fale com nossos atendentes e deixe sua imagem perfeita!

bottom of page